Publicado por: Thadeu Meneghini | maio 7, 2010

Existe sim a síndrome de brega?

“Síndrome de Brega” é a faixa 3 do EP “Prenda o Thadeu”

Essa é uma composição do Lobão em parceria com Bernardo Vilhena, Ivo Meirelles e Danielle Daumèrie. Gosto muito da versão original e do disco “Cuidado” de 1988, e Lobão é um artista que eu curto desde que descobri o rock. Eu quis grava-la pelos questionamentos que ela traz. Algo que sempre me intrigou.  Sabe o que é? Esses rótulos que colocam nas coisas, nos artistas, e que servem pra nos afastar, desviar ou adiar o nosso encontro com eles.

A palavra “Brega” sempre esteve associada à coisas de mal gosto ou cafonas. Uma série de artistas que estiveram no auge da popularidade nos anos 70 e 80 foram estigmatizados sob essa legenda. Odair José, Waldik Soriano, Agnaldo Timóteo, Dom & Ravel, Wando e Benito de Paula são apenas alguns exemplos de artistas que receberam esse “carimbo” que definitivamente não colabora, em nada, para a definição dos trabalhos que desenvolveram ao longo de suas carreiras. Eram artistas populares sim, mas também muito complexos e extremamente habilidosos em suas soluções artísticas.

Pra falar a verdade a minha intenção não é defender o gênero, ou levantar a bandeira em prol desses artistas, eles definitivamente não precisam disso. Falam por si através de suas obras. A única coisa importante pra dizer é: Ouça a música, não esta especificamente, mas toda boa música que você puder. Esqueça os rótulos e a imagem que vinculam à ela. É o que realmente importa.

OUÇA A MÚSICA!  E QUE SE FODA O RESTO!

Quem participou da gravação de “Síndrome de Brega”:

Chuck Hipólitho – Rockeiro da melhor estirpe. Tocou baixo e cantou de maneira surpreendentes. Saiba mais sobre ele no link ao lado: http://www.myspace.com/chuckhipolitho

Tonho Penhasco – Guitar-hero brazuca. Tocou guitarra com sua forte pegada e fez um solo muito doido. Saiba mais sobre ele no link ao lado: http://www.myspace.com/tonhopenhasco

E o que coube a mim? Eu produzi a faixa, programei a bateria eletrônica, por sinal muito inspirada em Raimundo Soldado”, e toquei os violões; além de tocar Ominichord Stylophone e cantar.

Ouça também a gravação original do Lobão logo aqui abaixo:

Assista entrevista onde Lobão comenta sobre “Síndrome de Brega” e outra(s) coisa(s) na época do lançamento do disco Cuidado de 1988. Vale a pena!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: